domingo, 19 de fevereiro de 2012

87 - Sobre os Óscares

Com As Serviçais e A Invenção de Hugo já vi mais de metade dos filmes que estão nomeados para os Óscares na categoria de Melhor Filme. Yeah!
 E estes últimos são fantásticos. Até agora os meus preferidos. As Serviçais revela-nos a História recente da segregação e discriminação racial nos Estados do Sul dos EUA, através de empregadas, quase escravas, que tinham que suportar todo o tipo de humilhações. Já por si é um tema forte, que todos deveriam ver para que nunca seja esquecido. Depois, as interpretações estão fabulosas: o olhar marcante e triste na personagem Aibileen é revelador, a Celia Foote é uma lufada de ar fresco no meio de tanto perfeição falsa e tacanha e Hilly Holbrook é uma construção muito marcante de Bryce Dallas Howard.
Sobre A Invenção de Hugo o que dizer? É um filme sobre a magia do cinema, sobre a magia das histórias, sobre a magia da vida! É, tal como dizia em relação ao O Artista, um documentário sobre a História do Cinema. Aqui não houve desempenhos que me fascinassem, não houve personagens a destacar, há sim, frases marcantes, diálogos bonitos, imagens que nos fazem sonhar, que nos transportam para a tela e nos fazem esquecer tudo o resto.
Mas como escolher entre a brutal realidade e a magia do sonho? Como escolher entre o filme que nos faz pensar profundamente e o filme que nos faz sonhar profundamente? Qual destes merece o prémio? Porque, analisando os outros filmes, vais ser essa a grande batalha este ano. Para mim será renhida (está difícil escolher!), agora esperemos pela voz dos doutos senhores da Academia.


Passagens que não esquecerei:
 [Aibileen]: "You is kind. You is smart. You is important."

[Minny]: "Eat my shit."
[Hilly]: "Excuse me!?"
[Minny]: "I said eat...my...shit."
[Hilly]: "Have you lost your mind?"
[Minny]: "No, ma'am but you is about to. 'Cause you just did"
[Missus Walters]: "Run, Minny, run!!!"


Passagens que não esquecerei:
[Hugo]: "I'd imagine the whole world was one big machine. Machines never come with any extra parts, you know. They always come with the exact amount they need. So I figured, if the entire world was one big machine, I couldn't be an extra part. I had to be here for some reason."

[George Méliès]: " If you've ever wondered where your dreams come from, you look around... this is where they're made."

Sem comentários:

Enviar um comentário