sábado, 29 de setembro de 2012

87 - Má despesa pública

Por vezes consulto o Diário da República e leio situações escandalosas, desde reformas milionárias (quando se diz que não há dinheiro), a concursos com exigências tão específicas que se percebe logo que o lugar já está pensado para alguém, contratações de assessores a torto e a direito, entre outras. Depois, claro, na comunicação social sempre há uma ou outra notícia de exemplos óbvios de má gestão e má utilização dos dinheiros públicos. Para além das situações que presenciamos ou sabemos por amigos e conhecidos.

Perante tal informação tão dispersa sempre pensei que seria importante que se fosse compilando esta informação e que se investigasse a fundo. Casos pontuais, aqui e ali, minimizavam a gravidade das situações; se, pelo contrário houvesse uma junção de todos estes exemplos, todos perceberiam que isto não ia aguentar por muito tempo e que algum dia a bolha ia estoirar (cá estamos!!!). Até me fazia impressão como é que não havia um programa de televisão ou algum periódico que se dedicasse a isto! Eu, por falta de tempo, sempre fui adiando tal ideia, deixando o meu contributo cívico ou em fóruns, blogues e até emails para a comunicação social.

Mas hoje, ao ver o noticiário da manhã, fiquei muito contente pois, afinal, alguém havia tido a mesma ideia que eu e, melhor ainda, pô-la em prática: por acaso já conheciam o blogue Má despesa pública? Pois eu não (que pena!!!), mas vou querer acompanhar, ah, pois vou! Sobretudo, vou querer intervir. Se pensarmos, nós, população, cidadãos comuns, trabalhadores e pagadores de impostos, somos a maioria e deixamos que uma minoria de políticos e gente privilegiada faça o que quer do nosso país. NÃO PODE SER! Algum dia teremos que lhes dizer "Não, nem pensar, eu já fiz a minha parte; agora vocês assumam as responsabilidades dos cargos que têm e cuidadinho com o meu/nosso dinheiro que está nas vossas mãos. Se fizerem asneira, terão que pagar por isso, pois o meu/nosso dinheirinho mal gasto é que não, faz-me falta para outras coisas!" (e isto é a forma educada de dizer as coisas...). Temos que deixar de ser passivos e soltar a voz. Façamo-nos ouvir. Por que não fazer o seguinte: por cada notícia saída no blogue Má despesa pública todos os leitores enviariam uma carta ou um email a reclamar sobre a má utilização do seu dinheiro, dizendo "Não aceito determinado gasto"? Só o trabalho que lhes iríamos dar (sim, porque nestas instituições os documentos têm que dar entrada e ir a despacho), daria cá um gozo!! Entupimento geral! A pensar, não?

Acima de tudo quero deixar os meus parabéns aos mentores do blogue. Sucesso para esta nova etapa que se adivinha com o lançamento do livro. Um verdadeiro 87!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário